Lula reafirma autoridade do Brasil na Amazônia

Postado por Lestat On 21:42:00


Lula reafirma autoridade do Brasil na Amazônia

Lula critica países ricos e afirma achar "engraçado" que os maiores responsáveis pela emissão de poluentes estejam "de olho" na floresta brasileira

Em evento no Rio nesta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a autoridade do Brasil sobre a Amazônia e atacou as políticas dos países ricos para o combate às mudanças climáticas.

Durante discurso no Fórum Nacional, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Lula citou os biocombustíveis e afirmou ser “engraçado” o fato de países responsáveis por 70% dos gases poluentes jogados na atmosfera “estarem de olho” na Amazônia.

“O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono e o dono da Amazônia é o povo brasileiro: os índios, os seringueiros, os pescadores”, disse Lula. “Temos consciência de que é preciso diminuir o desmatamento, as queimadas, mas também temos a consciência de que é preciso desenvolver a Amazônia", afirmou.

A fala de Lula pareceu uma resposta a um artigo publicado pelo jornal americano The New York Times no último dia 18. Com o título “De quem é esta floresta amazônica, afinal?", o jornal discutia o fato de muitos “líderes internacionais estarem declarando mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio muito maior do que apenas das nações que dividem o seu território".

Lula também criticou os governos que assinaram o Protocolo de Kyoto, acordo para reduzir a emissão de gases poluentes. “Foi muito bonito assinar, maravilhoso, mas quem tinha que tomar medidas para cumpri-lo não referendou", disse Lula. “Fomos nós que, com o etanol, tiramos do ar 800 milhões de toneladas [de gás carbônico]”, afirmou.

US$ 50 bilhões
Outro motivo de preocupação para o governo brasileiro foi levantado por uma reportagem do jornal O Globo desta segunda-feira (26). Segundo o texto, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) entregou um relatório ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal afirmando que o empresário sueco Johan Eliasch, consultor do premiê britânico, Gordon Brown, afirmou ser possível comprar toda a Floresta Amazônica por US$ 50 bilhões.

Ele teria dito a empresários ingleses, na tentativa de estimular a compra de terras na floresta. A PF e a Abin investigam a participação de Eliasch na compra de 160 mil hectares de terra no Amazonas e no Mato Grosso.



Category : | Read More...... | edit post

0 Response to "Lula reafirma autoridade do Brasil na Amazônia"

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009