WASHINGTON - A FDA, órgão que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, abriu o caminho para o primeiro estudo mundial de terapia com células-tronco embrionárias humanas, disse na sexta-feira a Geron Corp.


A empresa de biotecnologia sediada na Califórnia pretende iniciar um teste clínico para tentar usar as células-tronco para cultivar tecidos de nervos em pacientes com danos agudos à medula óssea.

"Isto marca o início do que é potencialmente um novo capítulo na medicina, que vai além dos comprimidos para alcançar um novo nível de cura: a restauração da função de órgãos e tecidos obtida com a injeção de células substitutas saudáveis", disse em comunicado à imprensa o executivo-chefe da Geron, Thomas Okarma.

As ações da Geron subiram quase 30 por cento, chegando a 6,75 dólares na negociação eletrônica pré-mercado na Nasdaq.

A FDA (Administração de Alimentos e Drogas) rejeitara o primeiro pedido da Geron de fazer um teste com as GRNOPC1, ou células progenitoras oligodendrogliais. O teste foi adiado em maio.

"Se o GRNOPC1 acabar tornando-se o primeiro medicamento de células-tronco embrionárias humanas a ter aprovado seu pedido de licença biológica, isso pode ser tão importante para a terapia medicamentosa quanto foi a descoberta do Salvarsan ou da penicilina", disseram em comunicado os analistas de medicamentos Stephen Brozak e Daniel Mallin, da WBB Securities

LLC.

O Salvarsan foi a primeira droga moderna usada para tratar a sífilis no início do século passado.

Joel Sendek, da Lazard Capital Markets, demonstrou cautela. "As terapias à base de células carregam risco regulatório substancialmente maior do que as drogas tradicionais de moléculas ou as terapias protéicas", disse ele.

O ex-presidente George W. Bush vinha discordando do Congresso, dos cientistas e dos proponentes da terapia com células-tronco havia anos e, através de decreto, tinha restringido o financiamento federal de trabalhos envolvendo células-tronco embrionárias humanas.

A expectativa generalizada é que o presidente Barack Obama, que sucedeu a Bush na terça-feira, revogue a ordem executiva de Bush. Embora a FDA diga que não toma decisões com base política, a empresa divulgou a decisão apenas dias após a posse de Obama na presidência.

As células-tronco são as células mestres do organismo, a origem de todos os tecidos, órgãos e sangue. As células-tronco embrionárias são vistas como as mais poderosas, já que têm o potencial de dar origem a qualquer tipo de tecido.

Mas elas são difíceis de produzir e requerem o uso de um embrião ou de tecnologias de clonagem. A Geron e algumas outras empresas vinham trabalhando nesse sentido sem a ajuda de verba federal.



Category : | Read More...... | edit post

0 Response to "EUA liberam 1o teste de terapia com célula-tronco humana"

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009