Moeda única Para América do Sul, diz Lula.

Postado por Lestat On 16:54:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (26), durante o programa de rádio Café com Presidente, que a criação da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), oficializada na sexta-feira (23), abriu caminho para a criação de uma economia comum entre os 12 países da América do Sul.

"Vamos caminhar para, no futuro, termos um Banco Central único, para ter moeda única, mas isso é um processo e não uma coisa rápida”, afirmou o presidente. Lula se referia ao Banco da América do Sul, ou Banco do Sul, idéia que vem sendo estudada há algum tempo e que foi incluída na agenda oficial de discussões do Mercosul também na semana passada.

De acordo com o presidente, é importante que a Unasul seja usada para fomentar o crescimento de países como Paraguai, Uruguai e Bolívia, que possuem “economias mais frágeis”. “Temos obrigação de ajudá-los”, afirmou Lula, “porque, quanto mais forte economicamente forem os países da América do Sul, mais tranqüilidade, paz, democracia, comércio, empresas, empregos, renda e desenvolvimento” haverá no continente.

Lula disse acreditar que, se alguns países não aceitarem a criação do Banco do Sul e de uma moeda única, isso não será sinal de crise, pois o fato é “normal em uma convivência democrática na diversidade".

Defesa
Lula também comentou no programa a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano, proposta pelo Brasil, aceita por outros dez países do continente, mas rejeitada pela Colômbia. O governo colombiano condiciona sua adesão à proposta ao reconhecimento, por parte da Unasul, de que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) são um grupo terrorista.

Brasil e Venezuela estão entre os que não classificam a guerrilha como terrorista, mas mesmo assim Lula se mostrou otimista. “Conversei com o presidente [da Colômbia, Álvaro] Uribe e vamos voltar a conversar”, disse Lula. “Estou viajando à Colômbia no dia 20 de julho e acho que as coisas vão se acertar”, afirmou.

O prazo para Lula convencer Uribe e aceitar a proposta, e dar ao governo brasileiro uma significativa vitória diplomática, é curto. Nos próximos três meses, emissários dos países que formam a Unasul vão analisar a possibilidade da criação do Conselho de Defesa e elaborar uma proposta para ser votada por seus integrantes.

fonte: época



Category : | edit post

0 Response to "Moeda única Para América do Sul, diz Lula."

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009