Dia quente aqui em Honduras

Postado por Lestat On 17:24:00

Sol forte e calorão se somaram à fumaça das bombas de gás.

Confesso: foi a primeira vez que senti o efeito. É horrível! A gente chora sem querer, a garganta arranha. Não dá nem prá abrir os olhos.

Manifestantes enfrentaram o batalhão de choque da Polícia hondurenha

Manifestantes enfrentaram o batalhão de choque da Polícia hondurenha

Mas ainda assim, deu pra ver muito bem o exagero. Não havia a menor necessidade de usar bombas de gás. A manifestação diante da Rádio Globo, fechada porque denuncia o golpe, era pacífica, relativamente pequena e não estava provocando nenhuma confusão. Aliás, esses manifestantes hondurenhos são super de paz. Fazem de tudo para evitar uma reação mais exaltada da polícia.

Eles já estavam se retirando. Saíram andando quando foram perseguidos por um batalhão armado de cacetetes e bombas de gás. Pra que? Apenas uma demonstração de poder e força. Depois que tudo passou, o tenente Molina, porta-voz da polícia, levou na brincadeira: “você quase se afogou, hein?!”, me disse sorridente. E aconselhou: “da próxima vez, não passe a mão nos olhos, não ponha água, deixe o ar bater que vai melhorando”. Ok. Anotei o conselho. Mas ainda não entendi qual foi a graça.

Aqui nesse blog, alguém me perguntou sobre centros de tortura em Honduras. Há 3 dias venho procurando um líder camponês que andou denunciando isso. Hoje, na manifestação, finalmente o encontrei. Ele me chamou num canto. Entramos numa garagem, longe da confusão, e ele me disse: “acho que me entenderam errado. Não falei em centros de tortura. Mas muitos companheiros foram espancados e torturados em cadeias do país. Entendo que você precise falar com alguns deles. Mas por enquanto está difícil. A polícia está ameaçando matar as famílias deles. Estamos buscando lugar seguro para as famílias e aí sim eles vão poder falar”.

Ficou a promessa de uma conversa futura. Assim que aparecerem as provas e denúncias, com certeza, vocês também vão ficar sabendo.

Por hora, o que se sabe é que o governo golpista está rebolando para voltar atrás e admitir que vai negociar com o presidente Manuel Zelaya.

Ah! E para esclarecer: essa conversa de que o Zelaya estava procurando uma forma de se perpeturar no poder… Aqui, o que todos os líderes do movimento popular me explicam é o seguinte: a consulta sobre a constituinte estava marcada para 28 de junho, dia do golpe. Se a medida fosse do agrado da maioria, o próximo presidente (eleito dia 29 de novembro) poderia convocar a Constituinte para promover mudanças na constituição. Entre elas, instituir a possibilidade de um segundo mandato para o presidente. Para quem é bom de voto, uma boa notícia. Mas de qualquer forma, para Zelaya, não haveria tempo hábil para emendar o primero mandato no segundo.

Discussões legalistas à parte, onde já se viu ser deposto por procurar saber a opinião do povo?

Mais uma para a minha lista do “não entendi”.

Publicado por: Heloisa Villela



0 Response to "Dia quente aqui em Honduras"

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009