As veias abertas da América Latina

Postado por Lestat On 11:26:00

Dias atrás o presidente Hugo Chávez deu um mimo ao presidente Barack Obama. A obra “As veias abertas da América Latina”, editado na década de 70, e um clássico da literatura política de denúncia das mazelas do então chamado Terceiro Mundo. Hoje, essa expressão está em desuso, porque o Terceiro Mundo penetrou Nova York, em Londres, em Paris e Tóquio, ao mesmo tempo que temos Primeiro Mundo em Santiago, Rio de Janeiro, Joannesburgo ou Lima.

O livro de Galeano começa assim: Há dois lados na divisão internacional do trabalho: um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as monta


Download



2 Response to "As veias abertas da América Latina"

  1. Bloody Mary Said,

    Amigo Lestat.
    Não pude me conter ao me deparar com esse livro em seu excelente blog. Eduardo Galeano é um daqueles autores que apesar da profundidade de suas idéias consegue atingir um grande público - o que é excelente para que suas opiniões repercutam e nos façam repensar nossa realidade. Esse livro eu já li e recomendo: trata-se, simplesmente, de uma panorâmica sobre a vida abaixo da linha do Equador (e um pouco acima também, se considerarmos nossos irmãos do México). É muito comum acreditarmos na visão fantasiosa e maniqueísta de que nós, latinoamericanos, somos fadados ao fracasso, às mazelas, à pobreza. Poucas vezes paramos e refletimos sobre as condições que nos foram impostas para que nos tornássemos as "repúblicas das bananas", o "quintal do Tio Sam" ou mesmo os "cucarachas". Crítico e objetivo, Galeano faz-nos abrir os olhos e encararmos a América Latina como uma terra rica em cultura e coragem e com enorme potencial econômico e social, habitada por um povo único, miscigenado (e por isso mesmo muito rico culturalmente), negro, índio, europeu - irmãos.
    Bela postagem!
    Parabéns!

     

  2. Lestat Said,

    Realmente este livro é maravilhoso estou lendo e não consigo parar de ler,é viciante rsrsrsrs.Fico feliz que vc gostou.

     

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009