"A Polícia Militar Bahia decretou a primeira greve de sua história no dia 5 de julho do ano passado, após duas semanas de fracassadas negociações com o governo do Estado.

A PM reivindicava então um piso salarial R$ 1.200, mais a reintegração de 68 policiais acusados de incentivar o motim (na verdade policiais não tem direito constitucional de fazer greve, daí o nome "motim").

A greve baiana foi só uma parte de um grande movimento nacional por melhores salários na polícia, que começou com a paralisação no Tocantins, atingiu em seguida o Pernambuco e afetaria ainda Alagoas, Pará, Piauí, Paraná, Distrito Federal e mesmo São Paulo _onde as negociações foram muito difíceis para o governador Geraldo Alckmin.

No dia seguinte ao início da greve baiana, os policiais desafiaram a ordem do governador Cesar Borges (PFL) de voltar ao trabalho. Permaneceram de braços cruzados e, pior, começaram a ocupar os principais batalhões da PM no Estado.

Nem a ordem da Justiça de desocupar os BPMs demoveu os grevistas, que sempre faziam questão de lembrar que estavam "sentados" sob um enorme aparato de armas.

Enquanto Borges insistia junto ao governo federal para que enviasse urgentemente tropas do Exército às ruas da Bahia, a população de Salvador ameaçava patrulhar as ruas "com as próprias mãos".

Por causa da greve, lojas ficaram fechadas vários dias, ônibus deixaram de circular em Salvador e até os bancos foram proibidos de abrir pelo Banco Central, em Brasília. À noite, locais históricos de Salvador permaneciam às moscas. Os turistas, apavorados, fugiam da cidade às pressas.

O Exército finalmente chegou a Salvador, mas não impediu saques na periferia da capital e em cidades do interior. Houve cenas de vandalismo e muita violência. A criminalidade aumentou. Pelo menos dois casos de linchamentos de assaltantes foram registrados.

O governo baiano voltou atrás e decidiu aceitar a reintegração dos líderes do movimento. A princípio os grevistas rejeitaram a proposta.

A greve terminou após 13 dias _e, ainda assim, com os PMs rejeitando as ofertas do governo. A greve dos policiais do Pernambuco, que começara antes da Bahia, por exemplo, ainda duraria quase três meses." fonte: 08/01/2002 - 12h18 folha online



Hoje dia 10/08/2009 Salvador está em alerta !
Pois a P.M ameaça entrar em greve devido a falta de consenso nas negociações salariais.Na quinta feira passada dia 06/08, algumas repartições públicas encerraram suas atividades mais cedo devido a paralisação previamente anunciada por parte do corpo da Policia militar.
Sábado(08) atarde houve arrastão e tiroteio na estação de transbordo da lapa jovens ,mulheres e crianças saíram correndo e foram pisoteados devido o pânico,houve relatos que uma mulher gravida tinha rompido a bolsa e estava sangrando devido a agonia causada pelo caos.
É relevante frisar que a mídia, até então não publicou uma nota sobre o ocorrido. As autoridades afirmam que não a paralisação alguma, mas a população sofre com este descaso.
Caro leitor, se você for vitima de algum fato ligado a esta suposta greve, ate então negada pelas autoridades públicas deixe seu relato, para que possamos nos manifestar contra este governo que não toma uma atitude para resolver esta situação.



0 Response to "Greve da PM na Bahia teve morte, saque e fuga de turistas"

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009