Livros indicados da UFBA

Postado por Lestat On 00:41:00

Seguem abaixo os livros e filmes indicados para os vestibulares da UFBA em 2008 e 2009. Os livros da primeira e segunda fases são grande parte do conteúdo programático da prova de Português em ambas as fases.

Os filmes eram indicados em anos anteriores como sugestões para ampliar os limites de pensamento. Nunca os ví sendo cobrados de forma direta na prova da primeira fase. Mas os que forem fazer prova de português na segunda fase, estejam certos de que os filmes são cobrados.

Livros da Primeira Fase

http://www.editorazouk.com.br/images/Ficcao%5C002.jpgAs vítimas algozes
Joaquim Manoel de Macedo

Apresentação e Resumo
O livro As Vítimas-Algozes, de Joaquim Manuel de Macedo, foi escrito na segunda metade do século XIX, em 1869, 19 anos depois da Abolição da Escravidão. O livro pertence ao Romantismo, que foi uma escola literária de grande importância para a história de nossa literatura.

A obra não agradou o público oitocentista e recebeu várias críticas publicadas na imprensa, sendo considerado por Ubiratan Machado como “o livro mais atacado pela crítica durante o período romântico”.

Leia o Resumo.


Download
Este livro já é de domínio público. Se você não se importa em ler no computador, pode fazer o download dele completo aqui.



http://www.cm-seixal.pt/passapalavra/imagens/1_edicao/miguel_s_tavares_equador.jpgEquador
Miguel Sousa Tavares

Apresentação e Resumo

Equador foi o fruto de uma longa maturação e investigação histórica que inspirou um romance fascinante vivido num período complexo da história portuguesa, no início do século XX e últimos anos da Monarquia.
Romance histórico na definição mais clássica do gênero — pela presença de cor local, de personagens referenciais de primeiro plano, pela evocação fiel de um tempo.

Leia o Resumo



A imagem “http://images.americanas.com.br/produtos/item/109/5/109592g.gif” contém erros e não pode ser exibida.Vidas Secas
Graciliano Ramos

Apresentação e Resumo
Narrado em 3ª pessoa (ao contrário das obras anteriores de Graciliano Ramos), Vidas Secas pertence a um gênero intermediário entre romance e livro de contos. Nesta obra não é a personagem que ressalta nele, mas o narrador que se faz sentir pelo discurso indireto, construído em frases curtas, incisivas, enxutas, quase sempre em períodos simples.

Possui 13 capítulos até certo ponto autônomos, mas que se ligam pela repetição de alguns motivos e temas, como a paisagem árida, a zoomorfização e antropomorfização das criaturas, os pensamentos fragmentados das personagens e seu conseqüente problema de linguagem, seu Tomás da bolandeira, a cama de varas de sinhá Vitória etc.

Leia o Resumo


http://i.s8.com.br/images/books/cover/img7/67117.jpgViva o Povo Brasileiro
João Ubaldo Ribeiro

Apresentação e Resumo
Viva o povo brasileiro é um romance histórico escrito por João Ubaldo Ribeiro e publicado em 1984. A narrativa percorre quatro séculos da história do País. Em suas quase setecentas páginas, vemos da chegada dos holandeses à Bahia, no século XVII, até os anos 70 do século XX, representados ficcionalmente.

Leia o Resumo



http://kitabulivraria.files.wordpress.com/2007/05/capa_melhorespoemas.gifCadernos Negros; os melhores poemas
Diversos Autores

Apresentação e Resumo
O livro Cadernos Negros - Os Melhores Poemas traz textos escolhidos dos dezenove primeiros volumes da série. Os poemas têm raízes ancestrais e desenvolvem a reflexão poética sobre a vida e a cultura dos afro-brasileiros, deixando o livre-pensador em posição de vôo. A poesia contida nesta obra aloja-se em nossa alma, em nossos desejos.

Leia o Resumo



http://img149.imageshack.us/img149/3786/livro4xy7.jpgSenhora
José de Alencar

Apresentação e Resumo
Senhora foi publicado em 1875. O romance pode ser considerado uma das obras-primas de seu autor e uma das principais da literatura brasileira. Uma vez que trata do tema do casamento burguês, ou seja, baseado no interesse financeiro, pode ser considerada precursora do Realismo ou pré-realista.
Alencar classifica a obra dentro de seus “perfis de mulher”, já que concentra na mulher o papel mais importante dentro da sociedade de seu tempo. Aurélia é a protagonista do romance, uma jovem mulher dividida entre o amor e o ódio, o desejo e o desprezo pelo homem que ama. Essa personalidade dividida apresenta um desvio psíquico ocasionado a partir do rompimento do noivo, Fernando Seixas, e que causou um certo caso de esquizofrenia na personagem.

Leia o Resumo


Download
Este livro já é de domínio público. Se você não se importa em ler no computador, pode fazer o download dele completo aqui.


Livros da Segunda Fase

Na segunda fase constam todos os livros da primeira fase e mais os que seguem abaixo:

O Largo da PalmaO Largo da Palma
Adonias Filho

Apresentação e Resumo
O Largo da Palma, livro de novelas de Adonias Filho, foi publicado em 1981.

Leia o Resumo das Novelas




http://www.redelivros.net/produtos/livros/115/tristefim.jpgTriste fim de Policarpo Quaresma
Lima Barreto

Apresentação e Resumo

Publicado inicialmente em folhetins do Jornal do Comércio entre agosto e outubro de 1911 e depois em livro em 1916, Triste Fim de Policarpo Quaresma, obra mais famosa de Lima Barreto, condensa em si muitas das características que consagraram seu autor como o melhor de seu tempo.

A obra focaliza fatos históricos e políticos ocorridos durante a fase de instalação da república, mais precisamente no governo de Floriano Peixoto (1891 - 1894). Seus ataques, sempre escachados, derramam-se para todos os lados significativos da sociedade que contempla, a Primeira República, ou seja, as primeiras décadas desse regime aqui no Brasil.

Leia o Resumo


Download
Este livro já é de domínio público. Se você não se importa em ler no computador, pode fazer o download dele completo aqui.


http://images.americanas.com.br/produtos/item/200/9/200900g.gifO último voo do flamingo
Mia Couto

Apresentação e Resumo

Em O último voo do Flamingo, romance de Mia Couto, a editora optou por manter, inclusive no título, a ortografia vigente em Moçambique. É uma obra em que pulsa uma grande força humanista: depois da guerra de Independência e dos anos de guerrilha, Moçambique vive um momento de reestruturação social e política.

A obra é abordagem sobre o período pós-guerra civil no país, uma ficção sobre os tempos em que estiveram em Moçambique soldados da ONU integrados na missão de manutenção de paz. O romance narra estranhos acontecimentos de uma pequena vila imaginária, Tizangara, ao sul do país.

Leia o Resumo


http://images.americanas.com.br/produtos/item/255/2/255268g.gifO Cortiço
Aluísio Azevedo

Apresentação e Resumo

O Cortiço foi publicado em 1890, em meio à atividade febril de produção literária a que Aluísio Azevedo se viu obrigado, em seu projeto de profissionalizar-se como escritor. Teve de escrever muitos romances e contos para atender a pedidos de editores, que procuravam corresponder ao gosto do público leitor, um gosto marcado pelo pior tipo de romantismo. Por isso, produziu muita literatura inferior, baixamente romântica, estilisticamente descuidada. Mas O Cortiço tem situação inteiramente à parte nessa produção numerosa e quase toda sem importância, pois neste livro Aluísio pôs em prática os princípios naturalistas, em que acreditava, e toda a sua capacidade artística.

Narrado em 3ª pessoa, a obra tem um narrador onisciente que se situa fora do mundo narrado e/ou descrito. Há um total distanciamento entre o narrador e o mundo ficcional. Há o predomínio na narrativa do discurso indireto livre, o que permite ao autor revelar o pensamento das personagens. A visão do narrador é fatalista pois as camadas populares são vistas como animais condenados ao meio social que habitam, homens fadados a viverem como animais selvagens.

Leia o Resumo


Download
Este livro já é de domínio público. Se você não se importa em ler no computador, pode fazer o download dele completo aqui.

Filmes Indicados

· A invenção do Brasil - Guel Arraes
· Cidade de Deus - Fernando Meireles
· Deus e o diabo na terra do sol - Glauber Rocha
· O baile perfumado - Lírio Ferreira e Paulo Caldas
· Diários de motocicleta - Walter Salles Jr.
· O homem que copiava - Jorge Furtado
· O que é isto, companheiro? - Bruno Barreto
· Adeus, Lenin - Wolfganger Becker
· Faça a coisa certa - Spike Lee
· O crime do padre Amaro - Carlos Carrera



0 Response to "Livros indicados da UFBA"

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009