5 dicas chatas para blogueiros iniciantes.

Postado por Lestat On 16:25:00

blog
Ok, você decidiu montar um blog, mas não sabe ainda o que é um, ou mesmo não tem idéia sobre o que escrever, sobre como se manter atualizado, como fazer networking ou mesmo como embarcar de vez na blogosfera. Certo, vou tentar com esse lhe dar algumas dicas chatas, feias e bobas para você que é iniciante nesse mundo. Então vamos lá.

Primeiro:

Você deverá tomar uma horinha de seu tempo para pensar sobre o que quer escrever. Sim, isso é necessário. Não pense que a blogosfera é como um Orkut ou mesmo msn onde as pessoas toleram quem ixcrevi axim. Não, não há espaço para isso. Se quer fazer um blog, aprenda a escrever. Você não precisa ser autor de um “A viagem do elefante” ou “Ensaio sobre a Cegueira”, mas precisa, pelo menos, ter noção básica de português, e escrever as palavras em sua forma real, não axim.

Segundo:

Você deverá escolher uma plataforma de blog para você montar o seu espaço. As duas mais famosas são Wordpress e Blogger. Ambas são gratuítas e muito boas. Eu particularmente uso o Blogger e sou muito criticado por isso, mas fazer o que, gosto é gosto e não tenho nada a reclamar, pelo contrário.
Em ambos você precisa criar uma conta (login e senha) e escolher qual será o endereço de seu blog. No wordpress o endereço será sempre endereçoescolhido.wordpress.com e no blogger será endereçoescolhido.blogspot.com.


Aconselho a montar um blog em uma dessas duas plataformas indicadas acima, pois não vejo a necessidade de gastos com contratação de domínio e hospedagem para quem está iniciando. Com o tempo e a experiência que vai adquirindo no assunto, aí a coisa começa a mudar, e só então recomendo a contratação e um espaço próprio.

Terceiro:

Você precisará saber o que é RSS. Então vou tentar lhe explicar da forma mais boba possível, afim de fazer com que entenda rapidinho.

Imagine que você gosta da revista Veja (ieca), porém, a cada semana, quando uma é lançada, você precisa ir a banca de jornal comprá-la, certo? Agora imagine como seria bom se, ao invés de ir comprá-la, ela viesse até a comodidade da sua casa, seria ótimo não? E isso é possível, basta você assiná-la.



O mesmo acontece com o RSS. Você pode gostar de vários sites diferentes, mas ao invés de sair por aí visitando um por um para saber se tem conteúdo novo, o site é quem se responsabiliza de avisá-lo quando algo novo estiver no AR. Simples assim. Tudo que você precisa fazer é assinar o seu RSS.

Existem vários programas leitores de RSS disponíveis, mas o mais recomendado e mais usado por todo bom blogueiro é o Google Reader. A única coisa que precisa fazer é criar uma conta no Google e zap! Já pode sair por aí assinando RSS, começando pelo meu, claro. Aquele “botãozão” laranja no topo a direita de meu blog, escrito Assine, é o link para o RSS. Basta copiar o endereço e colar em seu Google Reader.

Quarto:

É necessário interatividade, na linguagem de nerd: Network. Sim, não pense que chegará a lugar nenhum sozinho, pois não chegará. Todo mundo precisa de amigos, na blogosfera não é diferente. Porém, é necessário que aprenda algumas etiquetas básicas para não ser tachado de chato, grosso, chato, irritante, chato, spammer e chato. Então vamos a elas.


I) Faça comentários em outros blogs, mas comente algo relevante ao assunto abordado no post. Se não tiver nada a dizer, então não diga. Jamais comente algo do tipo “Ah, legal, visite meu blog”.
II) Crie uma conta no Twitter e aprenda a etiqueta de lá também. Se não sabe o que é Twitter, leia esse artigo: http://www.interney.net/?p=9761875

III) Link outros blogs. Sim, isso é ótimo para sua reputação. Não estou dizendo para sair linkando todo mundo e esperar que no outro dia tenha um link apontando para você, pois não terá. Link apenas pelo mérito de quem está sendo linkado. Aponte conteúdo legal a seus leitores, sem medo de perder o leitor para o site indicado.
IV) Aprenda a perguntar. Isso é simples. Não vou me estender nesse assunto, para isso apenas leia esse artigo:


Quinto:


Design. Sim gente. Design. É importantíssimo que você tenha um design, no mínimo, clean (limpo) para seu blog, para seu espaço. Não adianta fugirmos desse assunto, pois ele é essencial. Portanto meus caro(a)s, se não conhecem html, recomendo fortemente que, ou use um template pronto do blogger ou wordpress, ou saia por aí na captura de templates disponibilizados por outros blogueiros de bom coração que já fizeram o trabalho para você. Particularmente recomendo o site Dicas Blogger e Usuário Compulsivo. Mas não esqueça, se não estiver conseguindo fazer as alterações necessárias, lembre-se da regra 4 de etiqueta mencionada acima.

Ainda sobre Design. Cuidado com a quantidade de banners de propagandas em seu blog. Vou ser realista com você, é muito, muito, muito difícil ganhar dinheiro com blogs quando se estar iniciando. Portanto, no início, deixe as propagandas de fora. Gere conteúdo de qualidade e atraia bastante leitor para seu blog, para só então, pensar em colocar propagandas, e de forma moderada.

É isso pessoal, essas são as 5 dicas chatas, feias e bobas que tenho a você que está iniciando agora nesse mundão chamado blogosfera. Espero que tenha gostado e que, além de deixar seu comentário abaixo, assine meu feed RSS para se manter atualizado. Se não sabe ainda como assinar, releia o texto.


Fonte:monthiel.com



1 Response to "5 dicas chatas para blogueiros iniciantes."

  1. Alcb Said,

    A solidariedade é uma coisa linda! realmente são dicas importantes para quem está começando nesse extenço mundo de surpresas chamado "BLOGSFERA"

     

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009