Nirvana - Never mind.

Postado por Lestat On 01:09:00


No começo da década de 90 a carreira do Nirvana estava em franca ascensão, com algumas participações em coletâneas e o lançamento do disco de estréia “Bleach” em 1989 pelo lendário selo alternativo Sub-Pop (responsável também pelo lançamento de outras grandes bandas da cena “grunge” como Pearl Jam e Soungarden), tanto que não demorou muito para a ‘major’ Geffen contratá-los.

Nem a insistente ciranda de bateristas na formação abalava a banda. Afinal, quem assumiria definitivamente as baquetas seria um certo Dave Grohl (então batera da banda Scream). E assim, finalmente o Nirvana chegava à formação que o transformaria na banda de maior impacto da década de 90.

Kurt Cobain (vocais/guitarra), Chris Novoselic (baixo) e o já citado Dave Grohl (bateria), mudaram os rumos do rock com “Nevermind”. A primeira música composta foi “Smells Like Teen Spirit”, que Kurt fez na sua casa, logo após uma conversa com um amigo sobre a rebeldia dos jovens e a influência que as bandas têm sobre eles, quando o tal amigo pichou em um muro: “Kurt smells like teen spirit” (“Kurt fede a Teen Spirit”, um desodorante gringo).

Kurt tinha em suas mãos, a música que mudaria a sua vida, a nossa, a da banda e a do rock mundial; o hino de toda uma geração. Posteriormente, outras composições foram escritas como a direta e reta “Come As You Are”, a agressiva “Lithium”, a introspectiva “Breed” e a controvertida “Endless”. Todas elas continham uma vigorosa atitude punk e mesclavam melodia e fúria.

“Nevermind”, cuja produção foi assinada por Butch Vig, ficou pronto na metade de 1991, mas só foi lançado no dia 24 de setembro. A tiragem inicial, de 8 mil cópias para a Inglaterra e 40 mil para os Estados Unidos, esgotou em poucos dias - detalhe interessante: essa tiragem não contém “Nameless”, uma música escondida que começa depois de “Something in the Way”.

Um mês depois do lançamento, o grupo ganhava o disco de ouro. No final de 1991, o Nirvana partiu para uma turnê na Europa e no começo do ano seguinte, “Nevermind” vendia 300 mil cópias por semana e tirava do topo das paradas o álbum “Dangerous”, de Michael Jackson. O grupo “desencanado” de rock se transformava em fenômeno mundial.

O Nirvana ainda lançaria em 1993, “In Utero”, que originalmente tinha o título de “I hate myself and I want to die” (“Eu me odeio e quero morrer”, trocado por pressões da gravadora), e participaria do acústico MTV, “Unplugged In New York”, resultado fonográfico dessa participação lançado no segundo semestre de 1994, acabou se tornando quase que uma homenagem póstuma a Kurt, assim como “From The Muddy Banks of Wiskah” , lançado em 1996.

Homenagem póstuma a Kurt porque, infelizmente, como todos sabem, os já conhecidíssimos problemas de Kurt, com as drogas e com o seu tumultuado relacionamento com Courtney Love, e o desgaste no relacionamento entre os integrantes ficavam cada vez mais evidentes. No dia 08 de abril de 1994, a polícia encontrou o corpo de Kurt num quartinho sobre a garagem de sua casa. Com 27 anos, ele havia se matado com um tiro na cabeça e decretado o fim de uma das bandas mais importantes dos anos 90.


Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30, os melhores da Internet.



0 Response to "Nirvana - Never mind."

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009