Pré-sal vai fortalecer a Petrobras, diz Lula

Postado por Lestat On 06:43:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em pronunciamento veiculado neste domingo (7), que assistiu ao início de um dos enlaces mais simbólicos da vida do país, "uma ponte direta entre riqueza natural e erradicação da pobreza", referindo-se ao início da coleta de petróleo da camada pré-sal, na última terça-feira (2).

Apesar de não esclarecer se vai criar uma nova estatal, Lula afirmou que a Petrobras vai ficar mais forte com a descoberta. "Vamos constituir uma poderosa e sofisticada indústria petrolífera, consolidar o renascimento da nossa indústria naval e acelerar o desenvolvimento tecnológico da nossa petroquímica. Vamos reforçar a nossa Petrobras".

No dia em que se comemora a Independência do Brasil, Lula também explicou ao povo brasileiro, usando os canais de rádio e televisão, o que é o pré-sal e o que será feito com a riqueza gerada a partir da sua exploração, que deve ser destinada prioritariamente à educação e à erradicação da pobreza.

"Eu tive o privilégio de ter um vislumbre deste futuro, em pleno mar aberto, na última terça-feira, na costa do Espírito Santo. Vi com os meus olhos e senti nas minhas mãos, na Plataforma P-34 da nossa querida Petrobras, o petróleo que começou a ser produzido no pré-sal", disse.

Lula explicou ainda que uma comissão ministros está estudando a melhor forma de exploração do pré-sal, baseada em diretrizes, como a de o país não ser um mero exportador de óleo cru, gerando emprego, salário e renda para milhões de brasileiros a partir da constituição de "uma poderosa e sofisticada indústria petrolífera".

"Dentro de algumas semanas, a Comissão Interministerial me entregará suas sugestões e aí abriremos uma discussão ampla com a sociedade. Esse debate, decisivo para o futuro do nosso país, interessa de perto a todos os brasileiros. Queremos uma política energética voltada para a paz, o progresso e a solidariedade, e não para alimentar disputas e conflitos", afirmou.


Leia a íntegra do pronunciamento

"Pronunciamento do senhor presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião das comemorações do dia 7 de setembro.

Queridas brasileiras e queridos brasileiros,

Feliz é o povo que, no dia de sua Independência, pode olhar com orgulho para o passado e com esperança para o futuro. Principalmente, quando essa esperança está firmada na realidade, e não é apenas um sonho vago e distante.

Neste 7 de setembro, o Brasil não só vive um momento excelente, como está reunindo todas as condições para que as próximas décadas sejam muito melhores.

Eu tive o privilégio de ter um vislumbre deste futuro, em pleno mar aberto, na última terça-feira, na costa do Espírito Santo. Vi com os meus olhos e senti nas minhas mãos, na Plataforma P-34 da nossa querida Petrobras, o petróleo que começou a ser produzido no pré-sal.

O que assisti ali – e faço questão de dividir esta emoção com vocês - foi o início de um dos enlaces mais simbólicos da vida deste País. A abertura de uma ponte direta entre riqueza natural e erradicação da pobreza. E fico muito feliz de explicar esta história para vocês, justamente no dia em que a gente comemora a nossa Independência.

O chamado pré-sal são jazidas gigantescas de petróleo e gás, situadas entre cinco e sete mil metros abaixo do nível do mar. Não se pode ainda dizer, com certeza, quantos bilhões de barris ela acrescentará às reservas brasileiras. Mas já se pode dizer, com toda segurança, que o pré-sal colocará o Brasil entre os maiores produtores de petróleo e gás do mundo.

Mas aqui começa a diferença: os recursos das jazidas do pré-sal serão canalizados, prioritariamente, para a educação e a erradicação da pobreza. Vamos aproveitar esta grande quantidade de recursos para pagar a imensa dívida que o nosso país tem com a educação.

Agindo dessa forma, estaremos dando um dos mais vigorosos passos da história para diminuir a pobreza no Brasil. E iremos transformar uma riqueza perecível, como o petróleo e o gás, em fonte de riqueza perene e inesgotável para o povo brasileiro.

Esta descoberta, que vai colocar o Brasil num novo patamar no cenário mundial, não seria possível sem a Petrobras. E a exploração destas jazidas será mais um desafio tecnológico que esta empresa, que é o maior símbolo da criatividade e competência dos brasileiros,
irá vencer.

Uma comissão de Ministros está estudando a melhor forma de exploração do pré-sal. Dei a ela algumas diretrizes.

Primeira: o Brasil não quer ser um mero exportador de óleo cru. Ao contrário, queremos agregar valor ao petróleo aqui dentro, exportando derivados, que valem mais. Vamos aproveitar a riqueza do petróleo, que Deus nos deu, para produzir mais riqueza ainda com o nosso trabalho.

Vamos constituir uma poderosa e sofisticada indústria petrolífera,
consolidar o renascimento da nossa indústria naval e acelerar o desenvolvimento tecnológico da nossa petroquímica. Vamos reforçar a nossa Petrobras.

Vamos encomendar - e produzir aqui dentro – milhares e milhares de equipamentos, gerando emprego, salário e renda para milhões de brasileiros. Só nos próximos anos serão construídas no Brasil cinco novas refinarias, dezenas de sondas e plataformas, e centenas de navios.

Segunda diretriz: não vamos nos deslumbrar e sair por aí gastando o que ainda não temos ou torrando dinheiro em bobagens. O pré-sal é um passaporte para o futuro. Sua principal destinação, repito, deve ser a educação das novas gerações e o combate à pobreza. Vamos investir esses recursos naquilo que temos de mais precioso e promissor: nossos filhos e nossos netos.

Dentro de algumas semanas, a Comissão Interministerial me entregará suas sugestões e aí abriremos uma discussão ampla com a sociedade. Esse debate, decisivo para o futuro do nosso País, interessa de perto a todos os brasileiros. Queremos uma política energética voltada para a paz, o progresso e a solidariedade, e não para alimentar disputas e conflitos.

Quero dizer a vocês que a descoberta do pré-sal não poderia chegar em hora mais apropriada. O País vive o melhor momento econômico e social de sua história. Estamos assistindo ao coroamento de uma política exitosa de crescimento com distribuição de renda e inclusão social.

Vivemos, ao mesmo tempo, na era do maior movimento de ascensão social e na época do maior montante de investimentos da história do Brasil. É por isso que, a cada dia, mais brasileiros estão mais confiantes no país que estamos construindo: um Brasil maior para mais brasileiros.

Viva o Brasil!

Viva o 7 de setembro!
Viva o povo brasileiro!"



Category : | Read More...... | edit post

1 Response to "Pré-sal vai fortalecer a Petrobras, diz Lula"

  1. Anônimo Said,

    Olá, somos da equipe Bueno Rocha, do Blog dos Downloads.
    Em primeiro lugar queremos agradecer sua visita.
    Tbm queremos informar q já adicionamos seu banner no nosso blog.
    Como solicitado, aki estamos para comunicar.
    Seja bem vindo aos Parceiros do Blog dos Downloads

     

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009