Orfeu e Euridice

Postado por Lestat On 17:32:00



Mito de Orfeu

Orfeu nasceu nas vizinhanças do Olimpo, freqüentado pelas musas. Ele era excelente poeta, cantor e músico, sendo considerado o inventor da cítara. Passava o dia cantando ao som de sua lira, a qual aumentou de sete para nove cordas.

Seu canto era tão melodioso que, ao ouvi-lo, os homens mais brutais ficavam sensibilizados, as feras mais ferozes vinham repousar a seus pés mansamente, os pássaros pousavam nas árvores, os rios suspendiam seu curso e as árvores formavam coros de dança.

Devido a sua fraqueza física, Orfeu participou da expedição dos Argonautas apenas marcando cadência para os remadores. Durante as tormentas ele abrandava as vagas e tranqüilizava a tripulação com seu canto. E, quando as sereias começavam a cantar, Orfeu entoava cantos mais agradáveis que o delas, livrando os remadores do fascínio.

Orfeu era apaixonado por Eurídice, filha de Apolo. No dia de seu casamento, Eurídice, sua noiva, caminhava pelas margens do rio, quando apareceu Aristeu, que tentou violentá-la. No desespero de se livrar do atacante, ela pisou numa serpente escondida na vegetação e morreu de ser picada.

Orfeu julgou que devia procurá-la mesmo entre os mortos. Tomou sua lira e desceu ao inferno. Com seu canto, inebriou os deuses e os monstros que guardavam a porta da morada dos mortos. Comovidos com a paixão de Orfeu, Hades e Perséfone entregaram-lhe Eurídice, mas impuseram-lhe a condição de só olhar para a sua amada quando ambos já tivessem deixado o inferno. Orfeu concordou e começou a caminhar de volta ao mundo dos vivos, seguido, a certa distância, pela amada. Já nas proximidades da saída do inferno, Orfeu, curioso para saber se a amada realmente o seguia, olhou para trás, esquecido da proibição. No mesmo instante Eurídice desapareceu para sempre nos abismos infernais.

Fiel a Eurídice, Orfeu evitava as mulheres. As mulheres revoltadas diante de sua indiferença por elas mataram-no, esquartejando seu corpo e lançando-o ao rio. A cabeça e a lira de Orfeu foram parar na ilha de Lesbos, onde os habitantes fizeram-lhe um túmulo. Conta-se que, em certas ocasiões, o som da lira de Orfeu saía deste túmulo. Por isso Lesbos tornou-se o principal centro de poesia lírica na Grécia.



Reações: 

0 Response to "Orfeu e Euridice"

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009