PF pode afastar delegado que prendeu o banqueiro

Postado por Lestat On 14:04:00


A cúpula da Polícia Federal pode afastar das investigações nesta semana o delegado Protógenes Queiroz (foto), responsável pelo inquérito que embasou o pedido de prisão do banqueiro Daniel Dantas e companhia na semana passada. O delegado-geral Luiz Fernando Corrêa e alguns chefes de departamento da PF, contrariados com o modo como Protógenes conduziu as ações que levaram à Operação Satiagraha, esperam apenas por mais um deslize do delegado para eliminá-lo dos desdobramentos do caso, segundo informa uma reportagem publicada neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com a cúpula da PF, Protógenes cometeu três excessos: a permissão à TV Globo para filmar as prisões na terça-feira; o pedido de prisão da jornalista Andréa Michael, da Folha, negado pela Justiça Federal; e, principalmente, uma série de atos de insubordinação que incluíram a participação clandestina de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na sua investigação.

Banda podre – A infiltração de homens da Abin sem que os superiores de Protógenes fossem informados é resultado direto da influência exercida por Paulo Lacerda – ex-diretor da PF e atual diretor da Abin – numa banda ruim da PF, como revela uma reportagem de VEJA desta semana. Lacerda odeia Dantas porque o banqueiro mandou a empresa Kroll espioná-lo em 2004. Suas impressões digitais foram vistas na organização e no deslanche da Operação Satiagraha.

O delegado Protógenes confiou a espiões da Abin parte do trabalho de vigilância e monitoramento dos suspeitos. A estratégia de ação e o resultado das diligências eram compartilhados apenas por Protógenes e por Paulo Lacerda. A explicação para isso: os superiores do delegado atuariam no interesse de Dantas. Segundo a teoria conspiratória, o delegado-geral Luiz Fernando Corrêa foi alçado ao posto por pressões de políticos ligados a Daniel Dantas, e sua missão seria acabar com todas as investigações contra o banqueiro.

Suspeitando de tudo e de todos, Protógenes recorreu à Abin para ajudá-lo na investigação e mandou recados a colegas seus da PF de que tinha provas e gravações que mostravam que eles estavam trabalhando a favor de Dantas. Não se sabe que provas são essas e nem se elas efetivamente existem. Em público, Corrêa elogiou e defendeu o trabalho da polícia, mas, assim como o ministro da Justiça, Tarso Genro, eles só souberam da operação quando ela já estava em andamento.

Tarso – O mesmo Tarso elogiou o trabalho "muito bem-feito, com momentos de infiltração de alta qualidade e apuração técnica rigorosa" do delegado Protógenes, em entrevista publicada neste domingo também pela Folha. Na mesma entrevista, contudo, o ministro admite a possibilidade do afastamento de Protógenes. “Houve flagrante violação do manual de conduta”, disse Tarso sobre a ação do delgado. “Isso deixou Luiz Fernando [Corrêa, delegado-geral e chefe de Protógenes] constrangido, porque este manual foi discutido, o respeito ao indivíduo, por mais suspeito que seja.”

Sobre o relatório do inquérito, um texto confuso, eivado de convulsões ideológicas e pródigo em julgamentos sem nenhuma base na realidade, como mostrou VEJA em sua atual edição, Tarso não falou nada.



Category : | Read More...... | edit post

1 Response to "PF pode afastar delegado que prendeu o banqueiro"

  1. Unknown Said,

    UM DIA EU VOU SER DA PF...RSRS

     

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009