A mãe de todas as placas

Postado por Lestat On 08:34:00



O coreano Sung Un Song resistiu anos ao contrabando de placas-mãe. Hoje ?sua empresa cresce junto com o mercado brasileiro ?de PCs e é a única licenciada da Intel no mundo

O Brasil é o quinto maior mercado de computadores do mundo, com quase 11 milhões de máquinas vendidas em 2007. Até o fim desta década, deve chegar à terceira posição. Para as fabricantes de PCs, a maré está subindo como nunca — e outros barcos menores também estão se levantando. A produtora de placas-mãe Digitron é uma das beneficiadas pela crescente legalização dos computadores vendidos no país. Criada em 1986 pelo engenheiro Sung Un Song — sul-coreano de nascimento, mas naturalizado brasileiro —, a Digitron não conseguia fazer seu faturamento passar de 90 milhões de reais cinco anos atrás, sufocada pelas placas que entravam ilegalmente no Brasil. No ano passado, com a aceleração das vendas de PCs, a empresa chegou aos 360 milhões de reais de receita e conquistou uma condição invejada por muitos: é a única empresa no mundo licenciada para produzir placas-mãe com a marca Intel.

A Digitron de hoje em quase nada lembra a tímida empresa do início da década. Sua nova fábrica, em Manaus, é uma das mais modernas do mundo entre suas concorrentes: são 14 000 metros quadrados e capacidade de produção de 1 milhão de placas por mês. Estima-se que o investimento conjunto com a Intel tenha chegado a 12 milhões de dólares, dos quais 10 milhões foram destinados à montagem da linha de produção e outros 2 milhões a ajustes nos equipamentos da Digitron. Uma das características mais marcantes da produção de alta tecnologia é o monitoramento da qualidade das placas. Cada uma recebe um selo e um número e pode ser acompanhada via internet, em tempo real, pelo time da Intel nos Estados Unidos. Assim, é possível saber onde está cada placa, em qual etapa de fabricação ou se apresentou defeito.

Muitos dos resultados conquistados pela Digitron — que detém cerca de 50% das vendas oficiais — tiveram a ver com a visão um tanto otimista de Song. Corria o ano de 2003 quando o empresário fez o contrário daquilo que muitos executivos fariam diante da batalha quase perdida para a importação clandestina. Em vez de trocar de ramo ou apostar em um novo produto, ele ampliou a produção. “Nossa briga sempre foi contra o contrabando, que não deixava o mercado ter nem volume nem preço”, diz. Naquela ocasião, a capacidade produtiva da empresa, que fabrica também placas de rede, de vídeo e fax-modem, não passava de 40 000 unidades. A produção real era metade disso. Mas Song acreditava que essa dinâmica tendia a mudar e que, para isso, quem estivesse preparado para o momento da explosão dos PCs legalizados sairia ganhando. “Era questão de acreditar. Eu achava que o consumidor passaria a procurar máquinas com garantia, coisa que o contrabando não fornecia.”

Naquele ano, Song investiu cerca de 20 milhões de reais para dobrar suas linhas de produção. Sua capacidade saltou para 80 000 placas por mês. A aposta foi certeira e, em 2005, a Digitron havia mais que duplicado seu faturamento, chegando a 220 milhões de reais. A estratégia despertou a atenção da Intel, que, por meio de seu braço de investimentos Intel Capital, buscava fomentar a fabricação de placas no Brasil e combater o contrabando, que afetava seus parceiros. As empresas fecharam, então, um acordo e a Intel tornou-se sócia minoritária da brasileira. “A idéia era apoiar o crescimento da Digitron, que já tinha o dobro dos pedidos que conseguia atender”, diz Ricardo Arantes, gerente de investimentos estratégicos da Intel. O valor do acordo não foi revelado, mas a Digitron usou os investimentos para maquinário, capital de giro e para construir uma segunda fábrica em Manaus.



1 Response to "A mãe de todas as placas"

  1. Anônimo Said,

    Obrigado pela informação.

     

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009