Mendigar vira profissão

Postado por Lestat On 04:11:00

Mendigar vira profissão









Estudo revela que 15,7% dos moradores de rua vivem de esmola

Pesquisa foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Levantamento entrevistou 31.922 pessoas em 71 cidades com mais de 300 mil habitantes.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou, nesta terça-feira (29), que 15,7% da população que vive em situação de rua no país têm a esmola como principal meio de sobrevivência. O estudo, feito em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), também revelou que 70,9% exercem atividades remuneradas como catador de material reciclável, flanelinha, estivador, na construção civil e no setor de limpeza. A maioria (52,6%) recebe entre R$ 20 e R$ 80 por semana.

Segundo informações da Agência Brasil, o levantamento foi realizado em outubro do ano passado e envolveu pessoas com mais de 18 anos que vivem nas ruas de 71 cidades brasileiras, com mais de 300 mil habitantes. A pesquisa identificou 31.922 pessoas em situação de rua no país.

De acordo com a pesquisa, 58,6% dos entrevistados afirmou ter alguma profissão. A área de construção civil aparece como opção profissional para 27,2% dos moradores de rua. O comércio surge como trabalho para 4,4% dos entrevistados, o trabalho doméstico para 4,4%, e a atuação na área de mecânica para 4,1% das pessoas.

Segundo o texto da pesquisa “esses dados são importantes para desmistificar o fato de que a população em situação de rua ser composta por 'mendigos' e 'pedintes'. Aqueles que pedem dinheiro para sobreviver constituem minoria”. No entanto, 1,9% dos entrevistados confirma trabalhar com carteira assinada. Outros 47,7% nunca tiveram experiência em trabalho formal.

“Moradia”

O levantamento mostrou que os entrevistados vivem em calçadas, praças, rodovias, parques, viadutos, postos de gasolina, praias, barcos, túneis, depósitos e prédios abandonados, becos, lixões, ferro-velho ou pernoitando em instituições como albergues, abrigos, casas de passagem e de apoio e em igrejas.

Entre os entrevistados, 71,3% disseram que passaram a viver e morar na rua por conseqüência de alcoolismo ou uso de drogas, desemprego ou brigas familiares. Pela pesquisa, 79,6% fazem pelo menos uma refeição por dia e 19% dos entrevistados não conseguem se alimentar todos os dias.

A maioria das pessoas (69,9%) dorme nas ruas, 22,1% em albergues e 8,3% costumam usar as duas alternativas para dormir. A liberdade é um dos motivos para apresentados pelos entrevistados para justificar a escolha por locais públicos para dormir, além da não proibição do consumo de álcool e drogas.

Apoio público

Ainda de acordo com a pesquisa, os programas governamentais não alcançam 88,5% dos entrevistados, que negam receber qualquer benefício do governo. Do total, 95,5% disseram não participar de nenhum movimento social e 61,6% não votam.

Apenas 13,4% das pessoas consultadas se negaram a responder ao questionário da pesquisa. Desses, 36,6% disseram desacreditar que o levantamento pudesse beneficiá-lo, outros 18% não acordaram para responder, 14,3% estavam embriagados e 14% aparentavam transtorno mental.



Category : | Read More...... | edit post

0 Response to "Mendigar vira profissão"

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Celestial Brightness.
Seu blog de noticias cultura e lazer

Termos de uso:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Todos os comentários serão moderados;
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS;
* Pedidos de parceria leia nossa Política
* Sugestões e Pedidos por favor entre em Contato

OBS: Leia antes
* Não serão aceitos comentários ANÔNIMOS deixe seu nome;
* Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

*************** Bate Papo **************************

Top30 Brasil - Vote neste site!

Top30 os melhores da Internet

Hihera.com
Central Blogs

Link-me

Pagerank 3
Medir


DICAS DE CINEMAS

Faça seu comentário

Seguidore

Categorias

Mais baixados

Parceiros de Links Filmes.Josereal.com
Dir.Josereal.com

Recent Coments

Trafego 13/02/2009